O que é uma bateria e para que ela serve?

Uma bateria, também conhecida como acumulador elétrico, é um dispositivo que foi desenvolvido para armazenar a energia elétrica na forma química e disponibilizá-la, quando necessário, na forma de energia elétrica novamente, com uma determinada eficiência.

Dita esta definição, podemos fazer uma analogia do que é a bateria comparando-a com uma caixa d’água. A caixa d’água armazena água da rua e a disponibiliza para o usuário quando ele precisar. Mesmo que falte água da rua, o usuário pode utilizar a reserva presente na caixa d’água. Da mesma forma é feito com a capacidade de armazenamento da bateria.

A capacidade de armazenamento de uma bateria representa a quantidade de corrente elétrica (Ampère) que ela consegue fornecer por um determinado tempo (horas) até atingir uma tensão final estabelecida. Sua unidade é dada em Ampère-hora (Ah). Por exemplo: Uma bateria 12V 100Ah é capaz de fornecer 10 A por 10 h até atingir a tensão final de 10,5V. Assim, sua capacidade é o cálculo da corrente de descarga pelo tempo de autonomia (10 A x 10 h = 100 Ah).

A tensão elétrica de uma bateria depende exclusivamente dos componentes químicos que são utilizados em sua composição. Baterias de chumbo-ácido resultam em uma tensão nominal de 2V por elemento. Sendo possível associar elementos e formar, por exemplo, uma bateria com 12V de tensão (possui 6 elementos internos). Baterias de outras químicas como íons de lítio, Níquel Hidreto Metálico (NiMH) e Níquel Cádmio (NiCd), por exemplo, resultam em tensões diferentes.

Outro parâmetro fundamental para definirmos as baterias é a sua aplicação. As baterias são construídas com propósitos diferentes e para isso possuem características especiais que irão garantir o melhor desempenho naquela aplicação. Entre elas estão as baterias de partida (automotivas), baterias estacionárias e baterias tracionárias.

E você, já sabe qual a bateria ideal para o seu projeto?

Conheça as linhas de baterias da NEWMAX e encontre a bateria ideal para sua aplicação.