OPT realiza workshop sobre Dimensionamento, Manutenção e Instalação de Baterias!

A OPT, novamente em parceria com a Fundação CPqD, realizou o quarto workshop do ano sobre baterias em 19 de junho de 2019, na unidade WeWork Nações Unidas, para um público de 25 pessoas.

O palestrante Danilo Rampazo, engenheiro de produtos da OPT, ministrou duas palestras com os temas:

  • Dimensionamento de baterias chumbo-ácido
  • Instalação e Manutenção de baterias VRLA

Na primeira palestra, “Dimensionamento de baterias chumbo-ácido”, foram apresentadas as normas envolvidas no dimensionamento de bancos de baterias.

A seguir foram apresentados os fatores que afetam a capacidade da bateria, como temperatura, envelhecimento da bateria e os conceitos do fator K, utilizado para o cálculo de capacidade nos dimensionamentos.

Foram apresentados quatro estudos de caso sobre dimensionamento de baterias, desde o método mais simples por corrente constante de descarga até o método mais complexo com perfil de descarga variável.

 

 

A segunda palestra, sobre “Instalação e Manutenção de baterias VRLA”, apresentou os principais conceitos, métodos, procedimentos e cuidados com as atividades de instalação e manutenção de bancos de baterias VRLA.

Primeiramente, foram apresentados quais os critérios e o padrão utilizados na instalação de baterias, como a equalização de tensão entre as baterias, importância da temperatura na instalação, espaçamentos e os cuidados necessários para uma operação segura, evitando choques elétricos e acidentes.

Foram apresentadas quais as inspeções e ensaios pertinentes à manutenção de baterias VRLA, como inspeção visual, medição de tensão, temperatura, entre outros, além da periodicidade exigida pela norma.

Foram citados os critérios para reivindicação de garantia das baterias e foi abordado o tema da resistência interna das baterias, que é um dos recursos para se avaliar e acompanhar o estado de degradação das baterias ao longo de sua vida útil.

Foram apresentados os procedimentos corretos para a realização da leitura dos valores de resistência interna e, por fim, foi reforçada a importância do correto descarte das baterias de chumbo-ácido, como exige a resolução CONAMA 401 de 2008.

Gostou do conteúdo deste workshop? Entre em contato com nossa equipe de vendas para saber mais sobre os próximos workshops.