OPT realiza segundo workshop de 2019!

No dia 3 de abril de 2019 a OPT, em parceria com a Fundação CPqD, realizaram o segundo Workshop sobre baterias do ano de 2019. O Workshop foi realizado na unidade WeWork Nações Unidas e contou com um público de 30 pessoas.

Os palestrantes, Danilo Rampazo, engenheiro de produtos da OPT, e Glauco Ribeiro dos Santos, Analista de Desenvolvimento Tecnológico do CPqD, ministraram duas palestras com os temas:

  • Interpretando a resistência interna das baterias
  • Certificação Anatel: Entendendo as regras e os atos

Na primeira palestra, “Interpretando a resistência interna das baterias”, ministrada pelo engº Danilo Rampazo, foram apresentados os conceitos sobre a resistência interna de baterias chumbo-ácido, e debatido os distintos métodos de avaliação da resistência interna de baterias por valores ôhmicos.

A palestra contemplou, de modo geral, todos os fatores que influenciam a leitura dos valores ôhmicos das baterias, como uso de equipamentos e seus diferentes métodos para obtenção do valor da resistência, bem como a interpretação destes valores pode levar a um diagnóstico apropriado, caso seja realizado corretamente, ou ainda levar a uma interpretação equivocada, caso seja feito incorretamente.

Além disso, foram apresentados todos os textos e fundamentos estabelecidos em normas internacionais e nacionais sobre o uso da resistência interna como análise de baterias. Em seguida, foi apresentado procedimento da correta utilização dos equipamentos bem como a realização da leitura da resistência, baseado nos principais equipamentos disponíveis no mercado.

Por fim, foram apresentados os estudos, já realizados por instituições renomadas, sobre a análise de valores ôhmicos em baterias e as conclusões sobre o tema.

A segunda palestra, sobre “Certificação Anatel: Entendendo as regras e os atos”, ministrada pelo Analista de Desenvolvimento Tecnológico do CPqD, Glauco Ribeiro dos Santos, apresentou os principais conceitos envolvidos nos processos de homologação e certificação de produtos, com foco nos acumuladores de energia.

Primeiramente foram apresentados os conceitos e diferenças entre Homologação e Certificação de produtos. Na sequência, foi apresentado o roteiro do processo de homologação, explicando cada uma de suas etapas.

Conceitos como: classificação por classe de categorias (definidas pela ANATEL), enquadramento por classe de produto e emprego do requisito técnico através dos atos também foram apresentados. Foi explicada também a mudança, pela ANATEL, no uso das Resoluções para Atos, bem como as novas regras.

Ao final, foram explicados os processos envolvendo a certificação de produtos pelo INMETRO (focando os produtos automotivos e fotovoltaicos voltados ao mercado de acumuladores de energia) e apresentada a estrutura laboratorial disponível no CPqD.

Entre em contato com nossa equipe de vendas para saber mais sobre os próximos workshops.