OPT realiza terceiro workshop de 2019!

No dia 21 de maio de 2019, a OPT realizou o terceiro workshop sobre baterias do ano de 2019, em mais uma parceria com a Fundação CPqD. O Workshop foi realizado no WeWork Nações Unidas e contou com um público de 30 pessoas.

Os palestrantes foram: Danilo Rampazo, engenheiro de produtos da OPT, Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora da Fundação CPqD, e Raul Fernando Beck, engenheiro responsável técnico da ASE – Área de Sistemas de Energia da Fundação CPqD.

As palestras tiveram os seguintes temas:

  • Bateria de lítio: introdução à tecnologia e comparativo com tecnologias atuais – Danilo Rampazo/OPT
  • Bateria de lítio: Estado da arte – Maria de Fátima N. C. Rosolem/CPqD
  • Bateria de lítio: Perspectivas de mercado – Raul Fernando Beck/CPqD

Na primeira palestra, “Bateria de lítio: introdução à tecnologia e comparativo com tecnologias atuais”, ministrada pelo engº Danilo Rampazo, foi apresentada a história da bateria de lítio, contemplando desde a primeira bateria, do tipo primária (não recarregável), até as modernas baterias secundárias (recarregáveis) de lítio ferro fosfato (LiFePO4).

Em seguida, foram apresentados os tipos de construção de células — cilíndrica, prismática e pouch — e suas vantagens e aplicações, além das tecnologias de lítio existentes, como LTO, NMC, LFP, considerando também suas vantagens e desvantagens.

Foram apresentadas as aplicações para as quais a bateria de lítio estacionária possui maior viabilidade técnica e financeira, como energia solar e demais aplicações críticas em flutuação.

Também foram abordados características e recursos disponíveis nas baterias de lítio NEWMAX e feita demonstração ao vivo do uso do software para monitoramento e gestão da bateria.

Por fim, foi demonstrado o método simplificado de instalação da bateria de lítio e feito um comparativo das características e desempenho entre baterias de lítio e baterias chumbo-ácido.

A segunda palestra, “Bateria de lítio: estado da arte”, ministrada pela pesquisadora da Fundação CPqD, Maria de Fátima Rosolem, apresentou fundamentos científicos sobre o funcionamento das baterias de lítio, incluindo as reações químicas e características de funcionamento das diversas tecnologias de células de lítio disponíveis atualmente.

Foram apresentadas também as novas gerações de tecnologias em acumuladores de energia, que estão em desenvolvimento, e o roadmap com a previsão de quais tecnologias irão adentrar o mercado nos próximos 10 anos.

Na sequência, foram apresentados os projetos pilotos realizados em parceria com a Fundação CPqD e discutidos os principais desafios para implantação e popularização da tecnologia de lítio para aplicações estacionárias.

A terceira e última palestra, “Bateria de lítio: perspectivas de mercado”, ministrada pelo engenheiro responsável técnico da ASE – Área de Sistemas de Energia da Fundação CPqD, Raul Fernando Beck, explorou dados sobre o cenário global atual de market share das tecnologias de acumuladores, em quantidade e em valor monetário.

Foram apresentados estudos sobre o crescimento do mercado global de baterias de lítio e crescimento de produção de células, além da composição dos custos de uma célula em função de matéria-prima e demais despesas.

Diversas projeções sobre a evolução dos mercados de veículos, dos custos das células e preços médios de packs foram detalhados nesta palestra.

Foram apresentadas também outras tecnologias das novas gerações de baterias que devem ingressar ao mercado nos próximos anos e foi discutido o tempo de desenvolvimento para o lançamento de uma nova tecnologia de bateria ao mercado, que pode chegar a 10 anos.

Entre em contato com nossa equipe de vendas para saber mais sobre nossos próximos workshops.